Notícias do Vice-Consulado

Primeira moeda de ouro a circular no mundo vai a leilão em Portugal.

Primeira moeda de ouro a circular no mundo vai a leilão em Portugal.

Um ‘Português', de D. Manuel I, primeira moeda de ouro a circular em todo o mundo, vai ser a estrela de um leilão da empresa Numisma que terá lugar na quinta-feira, 5 de Julho, no Tiara Park Atlântico Hotel, em Lisboa, com uma base de licitação de 52500 euros.
A moeda de 10 Cruzados, designada por ‘Português', cunhada com ouro vindo de África, foi durante cerca de 70 anos a maior e a mais pesada moeda de ouro batida num país europeu e a primeira onde surgiu a Cruz da Ordem de Cristo.
D. Manuel I deu este nome às grandes moedas de ouro, do valor de 10 Cruzados, que mandou lavrar para que Vasco da Gama levasse na sua armada para mostrar ao Mundo a moeda do rei de Portugal, e ainda há as que foram cunhadas com ouro vindo da India, não só no reinado de D. Manuel I, mas também no de D. João III. Tal era a sua magnificência e prestigio que era imitada por vários locais da Europa, dando origem aos Portugaloser.

Inscrições:
+ I : EMANVEL : R : PORTVGALIE : ALG : VL: IN : A : D : G : - C : N : C : ETHIOPIE : ARABIE : PERSIE : I :
(Manuel I, Rei de Portugal e dos Algarves, daquém e além mar em África, Senhor da Guiné, da conquista e navegação e comércio da Etiópia, Arábia, Pérsia e Índia)
Legenda em dois círculos, tendo ao centro as armas do reino coroadas e ladeadas por dois anéis.
:IИ: :HOC: :SIGИO: :VIИCEES:
(Com Este Sinal Vencerás)
Cruz da Ordem de Cristo encimada por três pontos.

Ficha técnica:
Metal: Ouro / Gold
Peso: 35,5 gr
Diâmetro: 35 mm

Para além desta raríssima e significativa moeda, catálogo do leilão da Numisma, apresenta uma importante coleção de moedas de Ouro de Portugal e do Brasil com mais de trezentos lotes, do qual se destaca o Cruzado LL, de D. João III, que vai à praça com um preço base de 25 mil euros.
Classificada como extremamente rara e em excelente estado de conservação a moeda ‘Cruzado calcário RL' também cunhada por D. João III, tem base de licitação de 20 mil euros.
Está, ainda, disponível, um conjunto de cerca de uma centena de lotes de moedas de ouro cunhadas por D. João V, cujos preços oscilam entre 200 a seis mil euros.