a comunidade portuguesa
A Comunidade Portuguesa - Introducao

A dimensão da Comunidade Portuguesa, nos seis Estados que integram a área de jurisdição deste Vice-Consulado, vai muito além da sua expressão numérica. Não obstante, importa referir que o número de portugueses aqui residentes se cifra, em Fevereiro de 2012, em 13.750, número que tem por base apenas as inscrições consulares, sendo de presumir que, na realidade, seja superior.

Este número apresenta uma tendência crescente, tendo em conta que muitos brasileiros, descendentes de portugueses, estão adquirindo a nacionalidade portuguesa. No ano de 2011 esse número foi de 827, mantendo-se, em 2012, a mesma média mensal.

A Comunidade Portuguesa tem  uma expressiva  participação eleitoral nas três comissões recenseadoras de Belém , Manaus e São Luís.

A Comunidade Portuguesa está muito bem inserida na sociedade local, dela fazendo parte integrante.

Os principais ramos de actividade a que se dedica são o Comércio, particularmente o Comércio Automóvel e Peças, o Transporte Colectivo rodoviário e fluvial, os Supermercados, a Construção Civil, a Hotelaria e Turismo, a Revenda de combustíveis, a Panificação, o sector Imobiliário e os Serviços.

O movimento associativo também tem uma grande implantação nesta área Norte do Brasil, contando com 13 associações activas:

Em Belém:

 

Em Manaus:

 

Em São Luís: